Na madrugada desta sexta-feira, 28 de fevereiro a escola União de Maricá deu um show na Marquês de Sapucaí, um desfile deslumbrante. Maricá chegou para vencer, com enredo “O cavalo de Santíssimo e a coroa do seu 7”, de autoria do carnavalesco Leandro Vieira. A união de Maricá foi a 6ª escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.
Pela segunda vez na principal passarela do samba, a agremiação – que tem o apoio institucional da Prefeitura de Maricá – se destacou com um visual deslumbrante e entrou de vez na briga para conquistar a tão sonhada vaga no Grupo Especial.
O prefeito de Maricá Washington Quaquá marcou presença e desfilou à frente da escola. A comunicação com o público foi uma constante durante a apresentação. No final do espetáculo, era possível ouvir os gritos de “É campeã”, entoados da arquibancada.
Com seus 1.600 componentes distribuídos em 16 alas e três carros alegóricos, o samba-enredo vibrante e repleto de referências às tradições da umbanda envolveu o público contando a história do Seu 7 da Lira, manifestação de Exu na mãe de santo Cacilda de Assis. O samba – que estava na ponta da língua da comunidade e do público – foi composto por Wanderley Monteiro, Rafael Gigante, João Vidal, Vinicius Ferreira, Jefferson Oliveira, Miguel Dibo, Hélio Porto e André do Posto 7.
O enredo é assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira, que acumula títulos no Grupo Especial com Mangueira (2016 e 2019) e Imperatriz (2023), além de duas conquistas na Série Ouro – com a Rainha de Ramos (2020) e Império Serrano (2022).
“Esse Exu fez história na Umbanda por se apresentar como um Exu excêntrico que comandava uma gira com cânticos de Umbanda e música popular. Além de praticar a cura e caridade, era também festeiro e chegou a comandar um bloco de Carnaval que desfilou no centro da cidade do Rio de Janeiro. Então, o enredo da União de Maricá mistura festa, fé e devoção. É um enredo brasileiríssimo dessa gente que faz da fé uma festa, e da festa a fé de todo dia”, explicou o carnavalesco antes da apresentação da escola.
O intérprete Matheus Gaúcho estava confiante em um bom desempenho da escola em virtude do ritmo forte de preparação com ensaios técnicos desde o fim do ano passado. “Emoção dobrada por estar desde a criação da escola. Temos ensaiado muito e trabalhado bastante. Com muito respeito, pisamos na Sapucaí para fazer um grande desfile e buscar esse título. O samba está na boca da nossa comunidade e a galera está cantando bastante”, afirmou empolgado antes do desfile.
Parabéns a Escola de Maricá, pelo lindo desfile, na Marquês de Sapucaí, as duas paixões brasileiras, Futebol e Samba no pé.



