Um bom presente que você pode dar a uma criança é motiva lá no esporte

Você tem filhos, irmãos ou sobrinhos Motive-os a praticar esporte. Esporte é vida. Além da diversão, o esporte ensina às crianças lições sobre trabalho em equipe, resiliência e responsabilidade. Elas aprendem a lidar com vitórias e derrotas. A trabalhar juntas em direção a um objetivo comum e a persistir diante dos desafios.
Nas crianças, a prática de esporte pode ainda ser responsável pela melhora da coordenação motora. Não podemos esquecer-nos também de que crianças ativas, provavelmente, serão adultos ativos e, consequentemente, com melhor qualidade de vida.

O que é o esporte?

Quando falamos em esporte, estamos denominando um tipo específico de atividade física que possui características como competição, institucionalização, esforço físico e habilidades motoras específicas, padronização de espaços e regras, além da formação dos grupos. Quando analisamos o esporte em suas especificidades, podemos perceber porque ele é tão importante no desenvolvimento infantil.

Quais os benefícios do esporte na infância?

O esporte, enquanto atividade física organizada, é importante não apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social das crianças. Além da diversão, o esporte ensina às crianças lições sobre trabalho em equipe, resiliência e responsabilidade. Elas aprendem a lidar com vitórias e derrotas, a trabalhar juntas em direção a um objetivo comum e a persistir diante dos desafios.

A prática esportiva infantil é capaz de prevenir muitos adoecimentos futuros, como o estresse, problemas respiratórios, cardíacos, problema de coluna e entre outros. Isso porque, a partir da prática de esportes, as crianças desenvolvem força óssea e muscular, além de melhorarem o desenvolvimento físico. Outro aspecto relevante é o desenvolvimento da coordenação motora.

O esporte contribui para a saúde mental?

A frase “mente sã, corpo são” também se aplica às crianças e adolescentes. O esporte ajuda no tratamento de problemas como déficit de atenção e dislexia, e também reduz as chances do desenvolvimento de quadros de ansiedade e depressão. Os exercícios físicos também colaboram para uma melhor qualidade do sono, a controlar posturas agressivas e estimulam o raciocínio.

O esporte ajuda a lidar com regras e frustrações?

Além da diversão, o esporte ensina às crianças lições sobre trabalho em equipe, resiliência e responsabilidade. Elas aprendem a lidar com vitórias e derrotas, a trabalhar juntas em direção a um objetivo comum e a persistir diante dos desafios. As atividades coletivas contribuem também para o reconhecimento de hierarquias, respeito e disciplina.

Texto: Ana Virgínia