Quarta-feira se inicia a vacinação contra a gripe no centro de Maricá 

Foto: Katito Carvalho

A prefeitura de Maricá estará disponibilizado a vacina para crianças menores de 6 anos, idoso e gestantes.

Na manhã desta quarta-feira 02, de abril a prefeitura de Maricá juntamente com a secretaria de saúde, estarão dando início as vacinas contra a gripe (Influenza), para crianças menores de 6 anos. Idosos com 60 anos ou mais e gestantes. 

A imunização acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, nas 27 Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade, distribuídas pelos quatro distritos. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).

Este ano, a novidade é que a vacinação para esses grupos passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação, integrando a rotina de imunização. Essa medida, definida pelo Ministério da Saúde, busca reduzir complicações, internações e a mortalidade decorrente de infecções pelo vírus Influenza neste público-alvo. O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou a importância das pessoas se vacinarem, um ato que salva-vidas.

“Vamos começar a vacinação contra a gripe em todas as Unidades de Saúde da Família para crianças de até 5 anos, idosos e gestantes, sendo essencial que a população se una a essa causa. A vacina é a única forma de prevenir casos graves e hospitalizações pela doença e agora passa a fazer parte da rotina de imunização para esses públicos. Procure a unidade mais próxima e proteja-se”, afirmou.

A partir da próxima segunda-feira (07/04), a imunização será aberta para outros públicos prioritários, que incluem puérperas, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, aquelas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.