Projeto Navegar de Maricá promove Inclusão Social com Aulas gratuitas

Foto: Clarildo Menezes

O projeto Navegar em Maricá oferece aulas gratuitas, para pessoas de todas as idades. O projeto que é fornecido pela Prefeitura de Maricá juntamente com a secretaria de Esporte e Lazer as aulas oferecem ótimos benefícios para saúde, é um excelente esporte para obter um condicionamento físico. 

A cidade de Maricá é uma das pioneiras a oferecer aulas gratuitas de remo, com o projeto Navegar. As aulas são oferecidas por professores e instrutores qualificados, onde enfatizam valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito. O projeto vem organizando competições e os atletas participam de campeonato internos e externos, levando o nome da Cidade para outros estados.

“Esse ambiente é maravilhoso, pois fornece o contato com a natureza. As pessoas chegam aqui com muita vontade de participar, de remar e aprender. Ensinamos tudo do zero e com muita calma. Além de fazer os passeios pelas ilhas lindas daqui da nossa cidade”, explicou a professora de remo Viviane Correia.

Na manhã da Quinta-feira 19 de setembro, a equipe do projeto promoveu uma aula temática ao mês do setembro amarelo, que é uma campanha para prevenção do suicidio, o projeto Na gear fica localizado na Lagoa do Boqueirão. 

Além das aulas temáticas ocorreu um lindo café da manhã, com muita conversa com a psicóloga Natália Kautzner e a Assistente Social Rose Souza do núcleo multidisciplinar do Esporte Presente. 

Importância do remo para a saúde

O remo é uma atividade física que oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde, sendo uma excelente escolha para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Como exercício cardiovascular, o remo fortalece o coração e melhora a circulação sanguínea, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. A prática regular contribui para um sistema cardiovascular mais eficiente, promovendo uma vida mais saudável.

Sobre o Projeto

O Projeto Navegar possui, atualmente, 131 pessoas e é direcionado a todas as pessoas maiores de 9 anos. A iniciativa é parte do Maricá Esporte Presente, que estimula a prática de atividades físicas e o bem-estar dos maricaenses com a oferta de 35 modalidades esportivas.