Novo estádio de Maricá em Inoã será nova casa do Maricá Futebol Clube

Uma nova realidade sendo construída, desta vez no bairro de Inoã-Maricá. O time Maricaense terá uma segunda nova casa, a nova arena será a casa do Maricá Futebol Clube, onde terá Shows e grandes eventos da Cidade. Na manhã de sexta-feira 28, de março o Prefeito de Maricá Assinou a compra de dez projetos do Escritório de Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer.

Entre eles esta também a nova planta da nova arena João Saldanha, que receberá os jogos, e promete se tornar um dos principais equipamentos esportivo do estado, o estado terá capacidade para 30 mil pessoas, o novo estádio será construído em uma área de 50 mil metros, no distrito de Inoã.

Para quem vem do Rio de Janeiro pela rodovia Amaral Peixoto, dará de cara com um novo estádio, bem na entrada da Cidade. O novo Saldanhão, que homenageia o jornalista e ativista político que morreu em Maricá, terá estrutura para receber grandes shows e eventos, e contará com camarotes, bares, lojas, e restaurantes.

A arena será uma das futuras instalações da Cidade dos Esportes, um complexo poliesportiva que contará com ginásios, piscinas, pista de atletismo, circuito para tiro com arco, dentre outras áreas voltadas ao alto rendimento. A proposta é que o espaço também seja um centro de formação para atletas olímpicos e paralímpicos. 

O investimento da Prefeitura na aquisição dos projetos foi de R$ 22 milhões. Para o prefeito Washington Quaquá, o futebol e o Carnaval são dois dos principais embaixadores da cidade. A nova arena também é vista como oportunidade para fortalecer o turismo e gerar emprego e renda.
“A arquitetura é um bem permanente, e Oscar Niemeyer é um dos três grandes arquitetos da história mundial. Uma obra dele, como o anfiteatro de Ravello, na Itália, é visitada por milhares de pessoas. Ele é um ícone que atrai turistas do mundo todo. Então, ter dez obras é ótimo — pretendemos ter mais ainda”, afirmou em entrevista ao jornal O Globo.

Enquanto a nova arena é construída com previsão de início das obras nos próximos meses e conclusão até o fim de 2028, o atual Estádio João Saldanha passará por melhorias. A nova iluminação está em fase final de testes.  Também está em estudo a ampliação da capacidade, de cerca de 1,8 mil para quatro mil lugares, exigência da CBF para as fases eliminatórias da Série D. A temporada 2025 será histórica para o Maricá F.C. que disputará uma divisão do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. 

A estreia está marcada para o fim de semana de 12 e 13 de abril, em casa, contra o Rio Branco-ES. O Tsunami integra o Grupo A6 da Série D, que conta ainda com Porto Vitória (ES), Portuguesa e Água Santa (SP), Pouso Alegre (MG), Boavista e Nova Iguaçu (RJ).