Ítalo Ferreira se consagra campeão do Vivo Rio Pro após vencer Yago Dora 

Foto: WSL

O último dia do campeonato de Surf do Vivo Rio Pro, apresentado por Corona, terminou nesta sexta-feira 28, com Italo Ferreira levando o Título.

A praia de Itaúna, em Saquarema, no Maracanã do Surf, amanheceu lotada com o público querendo ver o último dia de competição de Surf dos melhores atletas do mundo. Foram três dias de muita competição entre brasileiros, Ítalo Ferreira que é Campeão mundial e Olímpico realizou seu sonho de ser o Campeão do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT).

Ítalo com suas manobras brabas e radicais foi para final com Yago Dora, que agora está na porta de entrada do top-5. Ítalo agora subiu para o quarto no ranking. Em decisão americana, Caitlin Simmers e bicampeã em uma decisão Americana, com Sawyer Lindblad, que acabou barrando a brasileira Tatiana Weston-Webb nas semifinais.

Caitlin garantiu sua vaga para a disputa do título mundial de 2024 no Lexus WSL Finals e o havaiano John John Florence confirmou a primeira posição no ranking da temporada, que está prevista para encerrar em agosto nas Ilhas Fiji.

“Estou muito feliz, porque eu queria muito vencer esse campeonato, eu treinei muito e graças a Deus consegui realizar o meu sonho. A gente orou muito esses dias na minha casa, a minha mãe (chorando de emoção), então foi Deus, não tem o que explicar”, foram as primeiras palavras do Italo Ferreira, em português na entrevista da transmissão ao vivo do Vivo Rio Pro. “Na minha vida inteira, todas as vitórias, tudo o que eu conquistei até hoje, foi com a honra e glória do Senhor. Não adianta você ter talento, força no braço, que não vai acontecer, então entreguei nas mãos de Deus e eu só fiz a parte mais fácil”.

Para o atleta não foi tão fácil, ele teve que derrotar três grandes surfistas para conquistar a sua primeira vitória no Brasil e o grande título no Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema. Com a praia superlotada e a torcida vibrando para os surfistas brasileiros, Ítalo começou a sexta-feira derrotando o japonês Connor O’Leary nas quartas de final.

Logo depois o Brabo também despachou o californiano Griffin Colapinto, e se classificou para sua primeira final no Brasil com um dos maiores placar da sexta-feira na praia de Itaúna 16,60 pontos com nota 9,0 e 7,60. O defensor do título Yago Dora também deu um show para a grande torcida presente na praia de Itaúna, Yago já começou dando um grande aéreo na primeira onda surfada contra Jordy Smith.

Yago Dora já tinha passado pelo bicampeão mundial John John Florence, e vingou a derrota da etapa de El Salvador semanas atrás. Mas o havaiano garantiu a primeira posição no ranking na sexta-feira. Yago Dora também mostrou que manda muito bem nas manobras de borda e conquistou sua maior nota do Vivo Rio Pro esse ano de 2024, os juízes deram 9,33 pelos dois ataques muito fortes. 

A grande final do título foi entre os dois brabos, Italo Ferreira e Yago Dora, dois feras brabas do Surf brasileiro. Ítalo pegou logo a primeira onda arriscou um aéreo mais não completou, mas não demorou muito e ele pega a segunda onda e arrisca novamente mas desta vez completou e ganha nota 7.0 e acabou largando na frente em sua primeira final no Brasil diante de uma grande torcida e com a praia de Itaúna lotada.

Yago Dora tentou repetir o bicampeonato que a Caitlin Simmers tinha acabado de conquistar e também dá seu show para toda torcida, voando alto em sua primeira onda, mas não conseguiu completar, faltando apenas 15 minutos para o término, Ítalo veio acelerando em outra onda, tentou voar alto mas também não completou. Yago que vinha logo atrás fez uma rasgada e finalizou seu primeiro aéreo com 5,67.  E logo fez outro aéreo rodando de frontside e passou a frente com nota 4,93 há 10 minutos do fim. 

Seu adversário brasileiro Italo Ferreira só precisava de 3,60 para retomar a liderança. Esta foi a nona etapa do CT que Ítalo Ferreira venceu em 13 finais disparadas. Agora o mais novo Campeão do Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema Ítalo Ferreira. A Top no feminino a gaúcha Tatiana Weston-Webb começou a sexta-feira muito bem, fazendo os recordes femininos da sexta edição consecutiva da etapa brasileira do CT em Saquarema.

Na segunda quarta de final derrotou Brisa Hennessy por 15,77 pontos, somando notas 8,17 e 7,60. No duelo seguinte a brasileira, Luana Silva, só conseguiu pegar uma onda na sua bateria contra Caitlin Simmers e foi eliminada em quinto lugar. Já a Tatiana também não conseguiu pregar boas ondas na semifinal e perdeu para a jovem californiana Sawyer Lindblad. A brasileira agora terá que chegar na final do Corona Fiji Pro, e tentar ultrapassar a pontuação da nova quinta colocada, Gabriela Bryan.