Festival de lutas do programa viver bem no núcleo de São José Na manhã deste sábado 02, de março, o programa Viver bem promoveu um festival de lutas na quadra de São José, onde acontece um dos polos do projeto, com crianças e idosos. O projeto tem 5 polos, são eles: Inoã, São José, Bambuí, Ponta Negra, e Itapeba, todos contam com aulas de esporte, massagem, ginástica, reforço escolar, yoga, futsal, entre outras modalidades.
No festival de lutas, aconteceu grandes apresentações de diversas modalidades do esporte de combate: Muay Thai, Jiu Jitsu, Taekwondo, e Capoeira, cada modalidade fez sua apresentação com os alunos, mostrando o quanto o esporte e essencial para nossa saúde e bem-estar.
O projeto Viver Bem, foi criado para o cidadão Maricaense, com intuito de promover e desenvolver o incentivo à prática de atividade física, bem-estar, saúde e principalmente cuidar de sua mente, uma vez que você faz uma atividade física, sua mente fica mais aliviada com tudo que você passa no dia a dia.
A modalidade Muay Thai: Existem várias versões sobre a origem do Muay Thai. A mais aceita pela maioria dos Mestres de Muay Thai e também por vários historiadores Tailandeses é a seguinte: segundo os Tailandeses, a origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central.
A modalidade do Jiu Jitsu: Acredita-se que as raízes do jiu-jítsu (em português, também jujútsu ou jiujutsu) tenham vindo do Japão, como acontece com a maioria das artes marciais, mas foi no Brasil que essa luta ganhou a forma como é conhecida hoje. A família Gracie é a grande responsável pela popularização da modalidade no mundo todo.
A modalidade Taekwondo: De origem coreana, taekwondo significa “a arte de usar os pés e as mãos na luta”. Há mais de dois mil anos, o rei Ching Heung, da 24ª dinastia Silla, formou uma tropa de elite com guerreiros especialistas em combates corporais. Batizado de Hwa Rang Do, o grupo funcionava como os samurais japoneses.
A modalidade Capoeira: Acredita-se que a origem do nome capoeira tenha relação aos locais onde o esporte era praticado: em campos abertos e sem vegetação. Esta técnica era também uma forma de preservar a cultura de origem e desenvolver laços entre os praticantes. A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.
Parabéns há todos envolvidos nesse programa, nos do jornalismo esportivo somos grandes incentivadores do esporte, saúde e bem-estar. Parabéns aos professores que tiram um tempo de seu dia para ensinar um pouco do que sabe, para cada aluno, seja ele criança, adulto, homem ou mulher, o esporte e para todos, parabéns a equipe da Guarda Municipal, Bombeiro Civil e aos agentes de trânsito que também fizeram um ótimo trabalho, parabéns.