Foto: WSL
O campeonato de Surf, o Vivo Rio Pro, começou na manhã do sábado 22, mas por conta do mar baixo o evento foi adiado.
Domingo 23, a esquadrilha da fumaça foi a grande atração para o público presente na praia de Itaúna, em Saquarema. Mesmo sem a competição a praia ficou lotada, e os surfistas também aproveitaram bastante e fizeram uma sessão de treinos. A grande vilã dos patrocinadores também bombou nesses primeiros dias.
Domingo à praia de Itaúna já amanheceu com um bom público, mas as ondas ainda não estavam boas para dar início às competições. Vivo Rio Pro apresentado por Corona na praia de Saquarema, nesta segunda-feira 24,as ondas também não estão boas para o Surf, a competição ainda continua em Day off.
A próxima chamada para abrir a etapa brasileira do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), será nesta terça-feira 25, na praia de Itaúna, mas as vilas dos patrocinadores ficaram abertas para várias ativações rolando o dia todo. No Domingo a esquadrilha da fumaça agitou a multidão e os arredores com suas manobras espetaculares no ar, com os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB).
A gente fez duas chamadas hoje (domingo), às 7h30 e às 8h30. Apesar do swell mostrar alguma melhora em relação à ontem, o consenso é que as ondas estão fracas ainda para iniciar a competição”, disse Renato Hickel, diretor técnico e vice-comissário da World Surf League. “A segunda-feira também está ‘off’ (sem competição) e amanhã a gente faz um update da próxima chamada. Em comunicação com os atletas, foi decidido reservar a área do campeonato para eles fazerem uma sessão de treinamento, das 10h00 ao meio-dia no dia de hoje. E vamos esperar o swell verdadeiro, que entra no meio dessa semana”.
Renato Hickel também destacou a importância do Vivo Rio Pro apresentado por Corona nesta reta final da temporada. Depois da etapa brasileira, só tem mais uma em agosto nas Ilhas Fiji, para definir os top-5 e as top-5 que irão decidir os títulos mundiais de 2024 no Lexus WSL Finals, em setembro em Trestles, na Califórnia. É ainda mais importante para os brasileiros que estão na porta de entrada dos top-5. Gabriel Medina é o sexto do ranking, com Italo Ferreira em sétimo e o oitavo é Yago Dora, atual campeão do Vivo Rio Pro.