O 50º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, realizado em Salvador, chegou ao fim neste sábado (28), com a consagração dos principais arqueiros do país e o fortalecimento da modalidade no Brasil. A competição foi realizada entre os dias 25 e 28 de setembro, com atletas de 17 estados do país, que competiram em diversas categorias no Estádio de Pituaçu e na Praça Cayru.
A Bahia fez bonito, conquistando medalha de prata no Barebow Masculino, com o atleta Paulo Merlino, do Clube Asas, medalha de prata na categoria equipe do Barebow Masculino, com o time da Escola Zeferina, formado por Anderson Nascimento, Paulo Penna e Roberto Santos, além de medalha de bronze na categoria equipe do Barebow Feminino, com o time Asas composto pelas arqueiras Renata Barros, Clara Amaral e Duda Almeida. Outro arqueiro baiano destaque do Barebow Masculino foi Ricardo Marques, do Clube Diana, que ficou em quarto lugar.
No Recurvo Masculino, a disputa foi intensa, com Marcus D’Almeida, do Dispara Brasil, conquistando a medalha de ouro no Recurvo Masculino. No Recurvo Feminino, a medalha de Ouro foi para Ana Luíza Caetano, uma das principais atletas do país no tiro com arco.
A presidente da Federação Baiana de Arco e Flecha (FBAF), Renata Barros, celebrou o sucesso da competição. “Estamos extremamente orgulhosos da organização deste campeonato e da qualidade técnica apresentada pelos atletas. Foi uma honra sediar o 50º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, e Salvador mostrou mais uma vez seu potencial para grandes eventos esportivos. Esse evento deixará um legado para o tiro com arco, fortalecendo o esporte e atraindo mais pessoas para essa prática esportiva”, declarou Renata Barros.
O evento também contou com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB). Susi Dócio, diretora da superintendência, destacou a importância de apoiar a modalidade.”O tiro com arco tem crescido de maneira expressiva, e a Bahia está comprometida em oferecer as melhores condições para os atletas, incentivando o desenvolvimento de diversas modalidades, para formarmos mais atletas com potencial de disputar até as Olimpíadas. Este campeonato mostrou o quanto o esporte pode unir, desenvolver talentos e fortalecer a inclusão esportiva.”
O presidente da Brasil Arco, João Cruz, ressaltou o marco histórico da edição de número 50. “Chegar à 50ª edição do Campeonato Brasileiro é uma grande conquista para o tiro com arco no Brasil. E poder comemorar isso na Bahia é um feito histórico. Foi aqui que o país nasceu. Salvador é a primeira capital do país, com uma força imensa. Tivemos atletas de altíssimo nível, disputas acirradas e um evento à altura dessa história. Nosso esporte segue forte, e a expectativa é de continuar crescendo nos próximos anos”.
Confira o quadro geral dos campeões:
Recurvo Feminino
1º Dispara Brasil
2º Dispara Brasil (Equipe 2)
3º Escola de Arqueiros Renato Emílio
Recurvo Equipe Mista:
Pódio todos para o Dispara Brasil
Composto Masculino:
1º LA Archery
2º Círculo Militar de São Paulo
3º Associação Londrinense Tiro com Arco
Composto Feminino:
1º Arco e Flecha Bandeirantes
2º Associação Londrinense Tiro com Arco
3º Círculo Militar de São Paulo
Composto Mista:
1º Dispara Brasil
2º Goiás Esporte Clube
3º Círculo Militar de São Paulo
Barebow Masculino:
1º PIC – Pampulha Iate Clube
2º Escola de Arquearia Zaferina
3º Caxias Esporte Clube
Barebow Feminino:
1º PIC – Pampulha Iate Clube
2º Associação dos Arqueiros de Campinas
3º Asas Clube de Tiro com Arco
Barebow Equipe Mista:
1º FIT – Archer
2º Clube Arqueiros de Quissamã
3º PIC – Pampulha Iate Clube