FOTOS: @ruasmidia/CBHb
O Brasil conquistou de forma invicta o título neste domingo do Global Tour, válido pelo Circuito Mundial de Handebol de Praia. A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sediou a primeira etapa da competição em 2024, que teve vitória do time verde e amarelo no feminino e no masculino sobre Argentina e Alemanha, respectivamente. Ao todo oito países participaram do torneio.
No clássico contra a Argentina, as meninas da seleção brasileira fizeram valer o fator casa para levantar o troféu. A vitória foi por 2 sets a 0, parcias de 20/14 e 19/17. Uma das principais jogadoras do campeonato, a pivô Beatriz Correia comemorou e já projetou os próximos passos.
“Vencer o Global Tour foi muito importante para consolidar e aumentar a nossa confiança. Foi uma conquista que a gente se esforçou muito. Abrimos mãos de muitas coisas. A alegria é maior ainda, ter dado essa felicidade para Maricá. Estamos muito felizes. A gente agora está em vista para o Campeonato Mundial, na China, no próximo mês. Vamos mais confiantes, sempre uma junto com a outra”, comentou Beatriz Correia.
Já no masculino, o Brasil ganhou da Alemanha por 2 a 0, parciais de 19/16 e 16/10. Sob o calor do meio-dia, os brasileiros foram empurrados pelo público e soltaram o grito de campeão.
“Uma emoção muito grande, principalmente pela minha volta às areias, representar essa nação maravilhosa. A gente veio com uma gana gigantesca. A estrutura de Maricá foi sensacional. Com certeza foi um dos eventos mais sensacionais que já participei. Dia 1º de junho já estamos de volta para iniciar a fase de treinamento para o Mundial da China”, afirmou o lateral-direito Nailson Amaral.
Além de vibrar com o título do Brasil, que também venceu o Global Tour no ano passado nos dois naipes, na etapa de Maricá, a organização do evento aproveitou para fazer uma homenagem às mulheres pelo Dia das Mães. Foram distribuídas rosas para o público feminino na arquibancada.
O evento, disputado de quarta-feira até este domingo, foi promovido pela Federação Internacional de Handebol (IHF), em parceria com a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e a Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento (Codemar) e a secretaria de Esporte e Lazer do município.
“Maricá vem se construindo como a capital brasileira do handebol de praia. Desde 2019, estamos fazendo eventos nacionais e internacionais na cidade. O município já está confirmado como sede do Global Tour no próximo ano e o mais importante é o legado que estamos deixando com uma arena maravilhosa. Uma arena de grande porte multiúso que pode ser usada para outros esportes. Isso comprova a vocação social e cidadã que a cidade está fazendo”, concluiu o presidente da CBHb, Felipe Casão.