Arqueira Baiana conquistou a medalha de prata no internacional da WRE 2024

Mais uma grande conquista, para a baiana Renata Barros, no último final de semana domingo 31, a arqueira conquistou o segundo lugar no World Ranking Event (WRE), na categoria Barebow. O evento aconteceu logo após olá competição do sul-americano de Tiro com Arco, na CED da Brasil Arco em Maricá Rio de Janeiro.

A competição foi iniciada na segunda-feira 26, e encerrou no domingo 31. (Renata Barros foi para a final contra a arqueira argentina Patrícia Rios, natural de Córdoba.
No qualificatório do WRE, Renata Barros ficou em segundo lugar, conquistando a medalha de prata. 

“Conquistar a prata neste evento é um marco em minha carreira como arqueira profissional, pois é o primeiro evento internacional que participo. Estar neste lugar é uma responsabilidade enorme, por indiretamente representar o meu estado, que tanto amo. O tiro com arco na Bahia tem crescido e é ótimo fazer parte dessa história. Essa prata tem gosto de ouro por toda nossa luta para fazer o esporte acontecer na Bahia, que ainda tem poucos incentivos e patrocínios. Que esta conquista desperte ainda mais o interesse das pessoas para praticar o tiro com arco”, declarou a medalhista Renata Barros.

Renata Barros é uma das atletas pioneiras do Tiro com Arco no estado, sendo a atual presidente da Federação Baiana de Arco e Flecha (FBAF). Ela começou a praticar o esporte por hobby em 2011, após assistir a uma apresentação de tiro com arco em um evento de cultura pop japonesa. 

Ao longo dos anos, se profissionalizou e fundou o Clube de Tiro com Arco Asas. A participação da arqueira Renata na competição foi viabilizada com uma ajuda de custo de passagens aéreas pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE).

O presidente da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, João Cruz, avaliou o campeonato como um sucesso que a participação da Bahia no WRE foi de grande importância. Ele antecipou que em breve a Bahia sediará eventos importantes do tiro com arco, e que “será um feito histórico”. “O tiro com arco na Bahia só vem crescendo e se fortalecendo”, afirmou João Cruz.

Próxima parada: Depois do WRE, Renata Barros decolará para Medellín, na Colômbia, para disputar o Pan Americano de Tiro com Arco. Ela foi convocada pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco) para representar o Brasil na categoria Barebow, por ser uma das 10 melhores do país nesta categoria. Para participar do Pan Americano, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) ajudou com as despesas das passagens. Mas Renata ainda precisa de ajuda para custear as demais despesas da viagem. Quem quiser contribuir, poderá enviar um pix para: [email protected].